Santuário de Fátima retoma celebrações com presença de fiéis

As Missas com a presença de fiéis voltaram a ser celebradas no Santuário mariano de Portugal, após uma longa suspensão devido à nova onda de Covid-19.

As seis Missas diárias no Santuário de Fátima – das 7h30 às 18h30 – voltaram a ser celebradas na Basílica da Santíssima Trindade e na Capela das Aparições, com a presença dos fiéis, na segunda-feira, 15 de março. Os fiéis também podem participar presencialmente da oração do Terço na Capelinha das Aparições às 12, 18h30 e 21h30, e nos finais de semana também às 10. E no domingo, da oração das Vésperas às 17h30, na Basílica de Nossa Senhora de Fátima.

As celebrações com os fiéis, especifica o portal do Santuário português, haviam sido suspensas em 23 de janeiro, devido à nova onda da Covid-19.  Mas logo que foram retomadas, às 9 horas de segunda-feira já se verificava um número considerável de peregrinos para participar na liturgia. Nesta terça-feira, em todas as celebrações, se reza pelas vítimas da pandemia na Europa, em adesão à iniciativa dos presidentes das Conferências Episcopais da Europa.

Uma verdadeira rede de oração em torno do Santuário

Unem-se ao Santuário de Fátima as Dioceses e Institutos de Vida Consagrada de Portugal, em uma verdadeira rede de oração: no coração e na mente, as mais de 800 mil pessoas que morreram por causa da Covid-19 no continente europeu. Uma forma de reiterar a proximidade da Igreja com todos aqueles que lutam por causa do coronavírus: as vítimas e suas famílias, os enfermos e os trabalhadores da saúde, os voluntários e todos aqueles que estão na linha de frente neste momento delicado.

“Não posso deixar de sublinhar a alegria que é estarmos de novo unidos e juntos, disse o Pe. Miguel Sottomayor, capelão do Santuário. Se para todos vós foi muito difícil passar este tempo sem a Eucaristia, para nós, capelães do Santuário, que temos por missão acolher, não ter peregrinos foi uma experiência que nos marcou. Louvemos ao Senhor ter-nos dado esta oportunidade que estamos a ter aqui hoje”. O Padre Sottomayor destacou ser uma “experiência anti-natural” celebrar uma missa sem fiéis.

“A ausência de fiéis, uma experiência que marca”

“Um sacerdote pode celebrar sempre a Eucaristia, mas nós somos ordenados para estar ao serviço, para falar de Deus ao seu povo, acrescentou. Por isso, também para nós falar para bancos vazios, como o fizemos durante este tempo de confinamento em que as missas eram transmitidas através dos meios de comunicação social e digital é uma experiência muito marcante”.

O Santuário de Fátima continuará a transmitir missas ao vivo às 11, 18h30 e 21h30 em www.fatima.pt, no canal YouTube, na página do Facebook e no MeoKanal707070.

As missas das 11 e das 18h30 também serão transmitidas pela Rádio e TV Canção Nova, de segunda a domingo, enquanto a Rádio Renascença vai transmiti-la às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Durante a Quaresma, o Santuário transmite também a Via Sacra às sextas-feiras, a partir das 16 horas. A biblioteca do Santuário, provisoriamente instalada na Casa de São Miguel, reabriu nesta terça-feira, enquanto no dia 5 de abril serão reabertos os espaços do museu e a exposição “Os rostos de Fátima – Rostos de uma paisagem espiritual”.

Fonte: Vatican News.