fbpx

Santuário Astorga

Solenidade de São Sebastião

O dia do padroeiro é um dia de devoção, louvor e agradecimento! Oferecemos nossas devoções ao santo, louvamos a Deus pela vida e testemunho de São Sebastião e agradecemos por todos os benefícios que por intercessão de tão querido advogado a comunidade e cada um dos fiéis recebe de Deus.

Para celebrarmos tão importante dia, fizemos a novena de São Sebastião, nosso padroeiro, e com certeza esse período de oração nos fez mais próximo daquele que sempre está conosco e em nossa comunidade.

Na solenidade do padroeiro tivemos a presença do nosso querido padre Alex Reis, hoje vigário na Paroquia Santo Antônio de Arapongas e ex-vigario na nossa comunidade, que celebrou com grande fé e devoção as santas missas das 9h e 20h no Santuário.

Muitos conhecem os relatos da vida e do martírio de S. Sebastião, no entanto, poucos sabem que já há muitos e muitos séculos a Igreja, de modo Universal, o invoca como advogado contra as calamidades da Peste, da Fome e da Guerra.

Por volta do ano 680, quase quatrocentos anos após o Martírio de S. Sebastião, seus restos mortais foram trasladados das catacumbas para uma basílica que havia sido erguida em sua honra. Essa cerimônia, composta por uma bela procissão do clero e dos fiéis, com recitação de ladainhas e oração em homenagem ao mártir, ocorreu durante uma epidemia que assolava a cidade de Roma e, milagrosamente, após as relíquias terem sido depositadas na nova Basílica, cessou a pestilência e a morte.

O milagre se difundiu no orbe Católico e logo S. Sebastião ganhou o título de Advogado contra as Calamidades, seu culto se difundiu ainda mais e brilhou o Nome de Deus pela intercessão de seu dileto soldado.

Outras cidades como Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por epidemias, após atos públicos de piedade clamando a intercessão do Santo, se viram livres de tais flagelos.

A Igreja, como Mãe e Mestra, no antigo Rituale Romanum determinou as orações que deveriam ser rezadas durante tais malefícios, orações que podemos, com confiança, rezar ainda nos dias de hoje.

Oração a São Sebastião

Contra a Peste

℣. Senhor, não nos trateis segundo nossos pecados.

℟. Nem nos retribuais segundo as nossas iniquidades.

℣. Favorecei-nos, Deus, salvação nossa.

℟. E livrai-nos pela glória do Vosso nome. 

℣. Senhor, não Vos recordeis das nossas iniquidades passadas.

℟. Venha depressa ao nosso encontro a Vossa misericórdia, porque somos miseráveis.

 ℣. Rogai por nós, São Sebastião.

℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

℣. Ouvi, Senhor, a minha oração.

℟. E chegue até Vós o meu clamor.

Oremos

Ouvi-nos, ó Deus, salvação nossa: e pela intercessão da beata e gloriosa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São Sebastião Mártir e de todos os Santos, livrai o Vosso povo dos terrores da Vossa ira e dai-lhe segurança, pela abundância da Vossa misericórdia. Sede propício, Senhor, às nossas súplicas e curai as fraquezas tanto das almas quanto dos corpos, a fim de que, recebida a remissão dos pecados, alegremo-nos sempre com a Vossa bênção. Dai-nos, nós Vos pedimos, Senhor, o efeito da piedosa súplica, e afastai, propício, a pestilência e a mortandade, a fim de que os corações dos homens conheçam a Vossa indignação ao enviar tais flagelos e a Vossa misericórdia ao cessá-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo Deus, por todos os séculos dos séculos.

℟. Amém.

(Extraída do Rituale Romanum, Título IX, Capítulo X)


São Sebastião, padroeiro de Astorga e apóstolo dos confessores, rogai por nós e nossa comunidade

Acompanhe o Santuário pelas Redes sociais!