Ana Maria é uma menina de apenas 3 anos e, na última semana, se tornou o membro mais novo do Apostolado da Oração da Paróquia Santa Ângela, em Araraquara (SP). O vídeo da pequena recebendo sua fita viralizou e comoveu as redes sociais.
O registro da pequena Ana recebendo sua fita foi postado pelo pároco local, Padre Helton Dias, no Facebook, em 5 de dezembro, e já conta com mais de 300 mil visualizações e milhares de reações.
“Deus e suas delicadezas! Aninha agora pertence ao Apostolado da Oração! …ela reza que nem ‘gente grande!’ E não perde uma Missa! Dá gosto de ver! Nisso a gente já percebe que a catequese dela já começou em casa! E é assim que deveria ser em todos os lares!”, afirmou o sacerdote.
O pároco também publicou algumas fotos desse momento e comentou: “Pensa numa menina que reza! E reza muito! Essa faz jus ao nome do movimento a que agora pertence! É muita alegria pro coração desse padre! Reze por mim, Aninha!”.
Ana recebeu sua fita do Apostolado da Oração na sexta-feira, 4 de dezembro.
Ao postar o vídeo em seu Facebook, a mãe da criança, Amanda Regina Martins Marins, assinalou que nunca forçou a menina a nada. “Apenas ensinei que ela deveria amar a Deus antes de tudo… pois é apenas nele que tiramos nossa força pra seguir… Ela tão pequena pediu ao padre uma fitinha vermelha… e chegou o grande dia. Aninha agora é do Apostolado da Oração”, contou
“Eu escolhi deixar de herança a minha filha a melhor parte”, acrescentou Amanda, explicando que “dinheiro nenhum paga a nossa Fé”.
Em declarações ao site Canção Nova, Amanda contou que o interesse partiu da própria criança, quando viu a mãe receber a fita de aspirante, “há mais de um ano”.
“A Ana manifestou o interesse, e quando me viu participar da Santa Missa e eu estava com a minha fita, ela pediu que eu colocasse nela. Eu disse a ela que aquela fita era minha e que chegaria o momento que ela usaria a dela também. Creio que isso tenha ficado no coração dela”, relatou.
De acordo com Amanda, mais tarde, quando a família participou de uma Missa na qual todas as pessoas faziam parte do Apostolado, acriança ficou vendo que todos “estavam com a fita” e, ao final, perguntou-lhe “quando poderia receber a fita dela”.
“Eu disse a ela que para receber a fita era preciso falar com o padre, pois somente ele poderia entregá-la”, disse Amanda. E foi isso que Aninha fez: quando encontrou Pe. Helton, logo falou que gostaria de receber a fita do Sagrado Coração de Jesus. “O padre ficou emocionado com o pedido dela. Ele disse: ‘Olha mãe, na próxima troca das fitas você passa a sua fita de aspirante para ela’”.
Por sua vez, o pároco relatou à Canção Nova que, “embora apenas com 3 anos, ela sempre se mostrou muito ativa na comunidade” e que, após o pedido da criança, ele passou a observar seus passos.
“Os pais dela sempre a incentivaram a rezar, são ministros da Eucaristia, colaboram na equipe de festa e estão sempre presentes na comunidade, dando testemunho da alegria de servir a Deus”.
E, no último dia 4 de dezembro, além da pequena Ana, também seu pai, Fábio Aparecido Marins, recebeu a fita do Apostolado da Oração.
“Não imaginávamos que ela receberia a fita dessa forma. Percebemos o respeito que viveu o momento, aguardando a sua vez na fila para receber a fita. Ela se portou como uma pessoa que entende o significado, ela sabe a importância”, destacaram os pais.
Agora, segundo Pe. Helton, Aninha irá viver uma vida de oração junto aos membros do Apostolado, algo que ela já fazia antes. “Ela já vive isto, a Ana reza como gente grande. A Ana reza pelo Papa, pelos padres. A Ana se envolve com os outros membros mais velhos do Apostolado da Oração”, disse.
Já a mãe da pequena contou que todos os meses irão “explicar para ela qual é a intenção do Papa para aquele mês para que não seja uma oração automática”. E, quando as atividades foram retomadas após a pandemia de Covid-19, pretendem participar com a criança das adorações e gestos concretos geralmente promovidos pelo Apostolado da Oração.
Apostolado da Oração
O Apostolado da Oração, explica o seu site do Brasil, “é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa”.
Atualmente, é chamado Rede Mundial de Oração do Papa que, no último dia 3 de dezembro, foi transformada pelo Papa Francisco em uma Fundação com pessoa jurídica canônica e vaticana.
Esta nova Fundação vaticana é responsável pelo vídeo das intenções de oração do Papa, que é transmitido todos os meses com algumas palavras gravadas pelo Pontífice no qual convida a rezar por uma intenção particular.
Através de um quirógrafo, assinado em 17 de novembro, o Santo Padre lembra que “a Rede Mundial de Oração do Papa, antigo Apostolado da Oração, teve início na França, em 1844, com o jesuíta pe. François-Xavier Gautrelet”.
Fundamenta-se “na espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus e acolhe as intenções de oração mensal propostas pelo Santo Padre à Igreja”.
Fonte:ACI.digital