O Papa às monjas Clarissas: “recomeçar a partir de Deus e da solidariedade fraterna”

As Irmãs Clarissas de Pagânica, localidade atingida pelo terremoto de 2009 foram recebidas pelo Papa Francisco. No terremoto o Mosteiro Santa Clara ficou totalmente destruído e depois de dez anos de reconstrução as monjas voltaram para a antiga morada.

Vatican News

Na manhã desta segunda-feira (26) o Papa Francisco recebeu as Religiosas Clarissas da localidade de Pagânica atingida pelo terremoto de 2009. Na ocasião o mosteiro das irmãs ficou destruído e faleceu a Abadessa Madre Gemma Antonucci e outras religiosas ficaram feridas.

No encontro de hoje o Santo Padre recordou o fato:

“Todavia, daquele drama Deus fortificou todas vocês e, como o grão de trigo que deve morrer para dar frutos, assim foi também para a sua comunidade monástica”

“Agora a comunidade está reflorescendo – continuou o Papa – formada por doze religiosas, todas jovens. Esta é a mensagem que vocês dão à população: diante da tragédia é necessário recomeçar a partir de Deus e da solidariedade fraterna. Agradeço-lhes!”.

Carisma de Santa Clara e São Francisco

“Queridas Irmãs – continuou o Santo Padre –  não se cansem de ser uma presença orante e consoladora para sustentar a população, provada pela terrível experiência e ainda necessitada de conforto e encorajamento. Que o exemplo da Bem-aventurada Antônia ajude vocês a serem sempre mulheres pobres e alegres pelo amor do Cristo pobre”.

“Fiéis ao carisma recebido de Santa Clara e São Francisco, respondam com generosidade ao desejo que Deus colocou em seus corações, vivendo suas vidas como mulheres consagradas em total adesão ao Evangelho”

O Papa concluiu o encontro agradecendo às irmãs:

“Invoco a luz e a força do Espírito Santo no seu caminho e acompanho-lhes com a Bênção Apostólica que concedo de meu coração. E por favor, continuem a rezar por mim e por toda a Igreja”.

O Papa agradeceu também o presente dado pelas irmãs, uma vela decorada para a Capela Santa Marta e disse:

“Através deste símbolo de Cristo, a luz do mundo, vocês estarão espiritualmente presente nas celebrações da Capela”.

Fonte:vaticannews