fbpx

LITURGIA DO EVANGELHO SEGUNDA 20/12/2021

4ª SEMANA DO ADVENTO

(roxo, pref. do Advento II, – ofício do dia)

Um ramo brotará da raiz de Jessé; a glória do Senhor encherá a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus (Is 11,1; 40,5; Lc 3,6).

As promessas divinas apontam para o verdadeiro Emanuel – Jesus, o Deus-conosco. Somente os que buscam ter um coração puro poderão encontrá-lo. Preparemo-nos para a chegada do Salvador.

Primeira Leitura: Isaías 7,10-14

 

Leitura do livro do profeta Isaías – Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi, então, vós, casa de Davi: será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 23(24)

 

O Senhor vai entrar, é o rei glorioso!

1. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, / o mundo inteiro com os seres que o povoam; / porque ele a tornou firme sobre os mares / e, sobre as águas, a mantém inabalável. – R.

2. “Quem subirá até o monte do Senhor, / quem ficará em sua santa habitação?” / “Quem tem mãos puras e inocente coração, / quem não dirige sua mente para o crime. – R.

3. Sobre este desce a bênção do Senhor / e a recompensa de seu Deus e salvador.” / “É assim a geração dos que o procuram / e do Deus de Israel buscam a face.” – R.

Evangelho: Lucas 1,26-38

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Ó chave de Davi, que abre as portas do Reino eterno: / oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas! – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. – Palavra da salvação.

Reflexão:

 

O anjo aparece a Maria e a convida à alegria. Diante do inesperado, a jovem moça se assusta e se pergunta o significado de tal surpresa. O mensageiro de Deus a tranquiliza e lhe anuncia uma boa notícia que vem da parte de Deus: ela vai ser mãe. Como ela é jovem e ainda nem casou, o anjo a anima dizendo-lhe que o Espírito Santo agirá. O mesmo Espírito que pairava sobre as águas no início da criação virá sobre Maria para concretizar os planos de Deus. A realização das promessas divinas é obra de Deus, o qual quis contar com a colaboração de Maria para que seu Filho viesse ao mundo. A exemplo de Maria, abramo-nos sempre à vontade do Senhor.

Oração
Ó Jesus, Filho do Altíssimo, exultamos de alegria pelo caminho escolhido por Deus para preparar aquela que viria a ser tua santa Mãe, Maria. Ela recebe a visita do anjo Gabriel, mantém com ele um diálogo iluminador e, enfim, entrega-se confiante aos planos de Deus. Amém.

Fonte:paulus

imagem:padrelucas

MAPA DO SITE

ONDE ENCONTRAR

PRAÇA PADRE JOÃO JANSEN - S/Nº
CEP: 86730-000 - ASTORGA - PARANÁ

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA

SEGUNDA À SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 19H, SÁBADO DAS 8H ÀS 18H.

(44) 3234 - 1350
SANTUÁRIOASTORGA@DIOCESEDEAPUCARANA. COM.BR