fbpx

LITURGIA DO EVANGELHO SABADO 15/05/2021

6ª SEMANA DA PÁSCOA*

(branco – ofício do dia)

Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas à sua luz admirável, aleluia! (1Pd 2,9)

O evangelizador rompe distâncias, fortalece a comunidade e suscita nela novos líderes. Amados por Deus, aprendamos a descobrir e valorizar novos agentes para os vários serviços pastorais.

Primeira Leitura: Atos 18,23-28

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloquente, versado nas Escrituras. 25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus. 27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 46(47)

 

O Senhor é o grande rei de toda a terra.

1. Povos todos do universo, batei palmas, / gritai a Deus aclamações de alegria! / Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo, / o soberano que domina toda a terra. – R.

2. Porque Deus é o grande rei de toda a terra, / ao som da harpa acompanhai os seus louvores! / Deus reina sobre todas as nações, / está sentado no seu trono glorioso. – R.

3. Os chefes das nações se reuniram / com o povo do Deus santo de Abraão, / pois só Deus é realmente o Altíssimo, / e os poderosos desta terra lhe pertencem! – R.

Evangelho: João 16,23-28

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Saí do Pai e vim ao mundo, / eu deixo o mundo e vou ao Pai (Jo 16,28). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23“Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. 25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

 

Na passagem evangélica de hoje, Jesus nos diz que, se pedirmos ao Pai em seu nome, ele nos concederá. Deus ama aqueles que amam seu Filho, por isso não deixa de atendê-los. Logo adiante (capítulo 17), é Jesus que reza e pede ao Pai pelos seus seguidores de ontem e de hoje. Como filhos e filhas amados pelo Pai, podemos nos dirigir a ele com toda confiança e seremos atendidos. Ser ouvidos e amados pelo Pai constitui uma grande alegria para todos. Quando rezamos, pedindo a Deus, não podemos, porém, ficar de braços cruzados, esperando receber de mãos beijadas tudo o que pedimos. De nada adianta rezar pedindo a Deus a paz, se continuo agressivo, preconceituoso e arrogante. O amor do Pai é ajuda eficaz quando encontra resposta. O Evangelho de hoje termina traçando o itinerário da vida de Jesus: saiu do Pai, veio ao mundo cumprir uma missão, depois da qual volta ao Pai.

Oração
Senhor Jesus, repletas de esperança são tuas palavras: “O que vocês pedirem a meu Pai em meu nome, ele vai lhes dar”. Talvez nos faltem confiança e intimidade contigo para aproximarmo-nos do “tribunal da graça” (Hb 4,16). Obrigado, Senhor, por revelar-nos esse caminho de fecundo diálogo contigo. Amém.

Fonte:paulus

MAPA DO SITE

ONDE ENCONTRAR

PRAÇA PADRE JOÃO JANSEN - S/Nº
CEP: 86730-000 - ASTORGA - PARANÁ

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA

SEGUNDA À SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 19H, SÁBADO DAS 8H ÀS 18H.

(44) 3234 - 1350
SANTUÁRIOASTORGA@DIOCESEDEAPUCARANA. COM.BR