LITURGIA DO EVANGELHO DOMINGO 13/06/2021

11º DO TEMPO COMUM

(verde, glória, creio – 3ª semana do saltério)

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo, tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor, não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

Esta liturgia nos convida a depositar nossa confiança em Jesus, que lançou a semente do Reino de Deus, e a colaborar para que essa semente cresça e produza frutos de amor, solidariedade e justiça. Agradecidos pela bondade do Senhor, celebremos em comunhão com todos os que se empenham em favor do seu projeto de vida e salvação.

Primeira Leitura: Ezequiel 17,22-24

Leitura da profecia de Ezequiel – 22Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. 23Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. 24E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 91(92)

Como é bom agradecermos ao Senhor.

1. Como é bom agradecermos ao Senhor / e cantar salmos de louvor ao Deus altíssimo! / Anunciar pela manhã vossa bondade, / e o vosso amor fiel a noite inteira. – R.

2. O justo crescerá como a palmeira, / florirá igual ao cedro que há no Líbano; / na casa do Senhor estão plantados, / nos átrios de meu Deus florescerão. – R.

3. Mesmo no tempo da velhice darão frutos, / cheios de seiva e de folhas verdejantes; / e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: / meu rochedo, não existe nele o mal!” – R.

Segunda Leitura: 2 Coríntios 5,6-10

Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 6estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo para ir morar junto do Senhor. 9Por isso também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. 10Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo – do que tiver feito ao longo de sua vida corporal. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Marcos 4,26-34

Aleluia, aleluia, aleluia.

Semente é de Deus a Palavra, / o Cristo é o semeador; / todo aquele que o encontra, / vida eterna encontrou (Lc 8,11). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Parábola é um recurso literário que Jesus utilizava com frequência, provavelmente para despertar o interesse dos ouvintes e favorecer a transmissão do Evangelho. Por que Marcos quis registrar essas duas parábolas? É possível que sua comunidade estivesse passando por crises na fé. Tudo parecia parado. Pior, tinha-se a sensação de que os adversários do Reino estavam invadindo o mundo e arrastando para o mal as consciências. Trazer à tona essa mensagem de Jesus era devolver ao povo conforto e esperança. O Reino de Deus não ficará esquecido, nem vai desaparecer. Sua expansão não depende do simples esforço humano, nem se estende por imposição ou violência. Quem conduz a história da salvação, em todos os tempos, é Deus: “Eu plantei, Apolo regou, mas é Deus quem fazia crescer” (1Cor 3,6).

Oração
Divino Mestre, diante dos obstáculos no anúncio do Evangelho, somos tentados a desanimar. Então, reavivas em nós, Senhor, a esperança de que o Reino de Deus, que é como uma semente quase invisível, no tempo oportuno produzirá abundantes frutos. Senhor, aumenta nossa fé. Amém.

Fonte:paulus