fbpx

Hoje é celebrado São Vicente Ferrer, que ajudava os casais em crise com água benta

“Se desejas, portanto, ser útil às almas do próximo, começa por recorrer a Deus com todo o coração e pede-Lhe com simplicidade que Se digne infundir em ti a caridade”, dizia são Vicente Ferrer, cuja festa é celebrada neste dia 5 de abril e que costumava dar um presente especial às esposas que brigavam muito com seus maridos.

São Vicente Ferrer nasceu em Valência (Espanha), em 1350. Foi membro da Ordem dos Pregadores. Dedicou-se ao ensino de teologia e filosofia.

 

Combateu com empenho a divisão da Igreja no cisma do ocidente. Percorreu várias comarcas pregando, obtendo muitas conversões e reforma nos costumes dos povos.

Morreu em 5 de abril de 1419, em Vannes (França), onde seu corpo é venerado. Foi canonizado por Calisto III em 1455. Há grande devoção a ele na Europa e na América.

São Vicente Ferrer costumava presentear as senhoras que brigavam muito com seus maridos com um pequeno frasco com água benta e as aconselhava: “Minha senhora, quando seu esposo chegar do trabalho, encha a boca de água e permaneça assim o maior número de minutos que puder. Assim não lhe será difícil não responder aos insultos dele”.

Esta famosa “água de frei Vicente” ajudava muito as famílias, porque a mulher, ao não poder contestar o marido, não havia brigas.

Talvez em muitos lares se viva este belo costume de se calar enquanto o outro ofende, porque o que produz a briga não é a palavra ofensiva que se ouve, mas a palavra ofensiva que se responde.

Fonte:ACI.digital

MAPA DO SITE

ONDE ENCONTRAR

PRAÇA PADRE JOÃO JANSEN - S/Nº
CEP: 86730-000 - ASTORGA - PARANÁ

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA

SEGUNDA À SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 19H, SÁBADO DAS 8H ÀS 18H.

(44) 3234 - 1350
SANTUÁRIOASTORGA@DIOCESEDEAPUCARANA. COM.BR