O Papa Emérito Bento XVI voltou ao Vaticano nesta segunda-feira depois de visitar seu irmão Georg Ratzinger, de 96 anos, gravemente doente, em Ratisbona, Alemanha.
Bento XVI retornou a Roma, em 22 de junho às 12h59 (horário local). Chegou ao aeroporto romano de Ciampino em um avião militar italiano que voou de Munique. Ele realizou esta breve viagem com muita discrição para visitar seu irmão gravemente doente.
O Papa Emérito foi acompanhado por seu secretário, Dom Georg Ganswein; o vice-comandante da Gendarmaria Vaticana, Davide Giulietti; o médico Polisca e outros assistentes.
Na manhã desta segunda-feira, antes de viajar para a Itália, Bento XVI visitou seu irmão novamente em sua casa por volta das 9h.
A saúde de Mons. Georg Ratzinger “parece estável, embora a situação de sua saúde seja grave”, disse ACI Stampa, agência em italiano do Grupo ACI).
Bento XVI foi despedido no aeroporto alemão pelo presidente da Baviera, Markus Söder, e pelo bispo de Ratisbona, Rudolf Voderholzer.
Visita à Alemanha
Ontem à tarde, o Papa Emérito visitou em forma privada a Catedral de Ratisbona e rezou na capela do santo padroeiro da diocese, São Wolfgang. De fato, a diocese de Ratisbona celebra seu santo padroeiro de 21 a 27 de junho, razão pela qual, durante a manhã, o Núncio Apostólico na Alemanha, Dom Nikola Eterovic, disse que, em nome do Papa Francisco, era “é uma honra cumprimentar o Papa Emérito na Alemanha novamente, mesmo nesta difícil situação familiar”.
O Núncio em Berlim encontrou-se pessoalmente com o Papa Emérito e agradeceu “pelo respeito e amizade, que permitiram que o Papa Emérito se sinta em casa aqui em Baviera”.
Por sua vez, Bento XVI celebrou a Eucaristia Dominical com seu irmão e passou o resto do dia com ele.
No sábado, o Papa Emérito também visitou o túmulo da família no cemitério de Ziegetsdorf, em Ratisbona, onde estão sepultados os restos mortais de seus pais e de sua irmã, Maria. Lá, Bento XVI rezou um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
Da mesma forma, Bento XVI visitou sua antiga casa em Pentling, que atualmente é um museu, e permaneceu lá por 45 minutos “parando no jardim e voltando a ver os retratos da família”.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Fonte:ACI.digital