fbpx

Santuário Astorga

22 de Junho é dia de: São João Fisher

São João Fisher foi eleito aos trinta e cinco anos bispo de Rochester, dedicando-se com muito empenho à função. Era conhecido por distribuir esmolas generosas e as portas de sua casa sempre estavam abertas para os visitantes, peregrinos e necessitados.

Mesmo sendo bispo e chanceler da universidade, São João Fisher vivia uma vida tão austera quanto a de um monge.

Durante um longo período São João Fisher foi ameaçado, caluniado, chegando inclusive a sofrer com atentados. Mas apesar de tudo o então bispo não deixou de declarar sua fé católica, e acabou preso na Torre de Londres aos sessenta e seis anos, porém os muitos anos de penitências, seus alunos, e o excessivo trabalho pastoral faziam-no aparentar oitenta. Ainda estava preso quando foi nomeado cardeal pelo papa Paulo III. Ao ser informado, o rei exclamou: “Enviaram-lhe o chapéu de cardeal, porém não poderá colocá-lo, porque eu lhe mandarei cortar a cabeça”. E assim o fez.

São João Fisher foi executado no dia 22 de junho de 1535. Porém antes da decapitação declarou à multidão que morreria por defender a Santa Igreja Católica fundada por Jesus Cristo, e o sumo pontífice de Roma. Em seguida os carrascos executaram a sentença.

Fonte:nossasagradafamilia