Santuário Astorga

Notícias

formacao_como-rezar-o-terco-1600x1200

SOBRE O TERÇO

Posted on

“Orai sem cessa” diz Jesus. Muitos dizem que a Oração do terço e monótona é uma Repetição sem fim e que oração do terço foi uma invenção do homem e não é portanto o terço o querer de Deus.

É preciso que nós saímos que o terço por excelência ele é uma oração Bíblia ora nós não rezamos a oração do Pai nosso e quem foi que inventou e ensinou a rezar diz os especialista bíblica que o Pai nosso é palavra do próprio Cristo do jeito que ele ensinou a seus discípulo, portanto é uma perola de salvação e de oração, é uma grande oração que ela nos transmiti de Deus é Pai, misericórdia, infinita, Bondade sem fim.

Alias, Jesus nos ensina a chamar a Deus de Abba (Pai) é como uma criança carinhosamente dirigi-se a seu Pai é assim ele que quer que nós entendemos a Deus que é nosso Pai, amoroso, bondade, intimo, amigo e misericordioso.

E depois a Oração da Ave-Maria (Bendita entre as mulheres e Bendito é o fruto do seu ventre), não é a oração o anjo o mandatário de Deus na anunciação não está escrito na Bíblia, então o terço e por excelência uma oração Bíblica.

E depois o terço é uma oração Mariana, porque com o terço nós olhamos para Nossa Senhora, nós inspiramos nela, ela é modelo para nós, modelo de mulher que reza e modelo de discípula que segue o seu Senhor. Por isso é uma oração Mariana é o querer de Deus é a resposta a Nossa Senhora, isso nos anima para saber a vontade de Deus o nosso respeito, e o terço nos ajude a isso, para respondermos como Maria Respondeu sim a Deus.

É uma oração Bíblica é uma oração Mariana e é uma oração Cristologica. Porque é centrada no Cristo Jesus, em cada mistério que rezamos nos recordamos, fazemos memória de toda ação salvifica de Deus por nós, desde da anunciação quando Deus entra no mundo pelo seio bendito de Nossa Senhora.

Evangelho da Infância de Jesus que nós vamos vivendo esse intinênario da Salvação, depois quando Jesus assume sua missão para ser condenado e morto.

O mistério da Dor quando Jesus assumi seu cálice ele não renuncia a Cruz e nós vamos entendo o amor de Deus por nós, rezando o terços, porque não exige amor maior do que dar a vida pelo seu amado, nós descobrimos isso rezando o terço, e passamos viver todo aquele momento paixão e morte de Jesus na Cruz.

E depois o mistério da Luz todo o itinerário de Jesus na terra no meio de nós, as boda de cana, as transfiguração, instituição da eucaristia. Veja como a bíblia é o terço aberto diante dos nossos olhos.

O mistério da Ressurreição, Jesus vende a morte e diz qual é o nosso Rumo, quando coroa Maria Rainha do céu e da terra, assunta e que de Deus nós saímos e para ele nós voltaremos.

É também uma oração de Igreja, porque muitos e iniciação na fé a partir dos santo terço, é uma oração de fortalecimento da caminhada de fé, como um grande saltério na mesma dinâmica, porque é um terço dos letrados e nós rezamos, pedimos e agradece, o terço é um método de rezar e conduz a meditação, o encontro com Deus e ação missionária, o terço é um instrumento de Salvação a segunda tábua, depois da Eucaristia.

 

Por Pe. Alex