Santuário Astorga

Notícias

#PraCegoVer: a iniciativa que busca conscientizar sobre a inclusão de não videntes dentro das redes sociais

Posted on

Cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência visual. Sendo que pouco mais de 500 mil possuem cegueira total e 6 milhões possuem perda severa ou moderada da visão, de acordo com dados obtidos pelo IBGE no último Censo.

Essas pessoas, que somam 3,5% da população, foram isoladas e esquecidas durante muitos anos. Mas, aos poucos, foram se integrando na sociedade, graças ao sistema de leitura especial Braille, e iniciativas como a #PraCegoVer.

Criado em 2012 pela professora de Braille, Patrícia Silva de Jesus, ou Patrícia Braille como é mais conhecida, o projeto tem como objetivo incentivar a inserção de descrição em imagens postadas por pessoas e empresas em redes sociais para que os cegos possam ter acesso ao conteúdo postado, já que, assim como todo mundo, eles também usam as redes sociais.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida Astorga, acredita que todos devem ter acesso a informação. Por isso, estamos inserindo, aos poucos, descrição em imagens postadas em nosso Instagram, com o objetivo de conscientizar outras pessoas a fazerem o mesmo e, assim, construir uma plataforma democrática em que todos possam ter acesso, independentemente da deficiência.